Translate

sábado, 2 de junho de 2018

O que são Espíritos?


A palavra espírito significa “respiração” ou “sopro” e se relaciona com a liberdade e com a condição de desencarnado. Segundo algumas crenças religiosas, apenas a morte é capaz de separar o espírito do corpo físico fazendo-o migrar para a esfera espiritual, o que não encerra a vida espiritual, apenas a carnal.

Sendo assim, segundo o espiritismo, o espírito quando encarnado veste um corpo e a reencarnação tem por objetivo o autoaperfeiçoamento espiritual, onde cada espírito está na terra passando por diferentes mecanismos evolutivos. Para simplificar, os espíritos encarnados passarão durante toda a vida na terra por provas que exercitam a a paciência, tolerância, amor, fé e a capacidade de perdoar, por exemplo. Essas provas tem como finalidade a purificação e o desenvolvimento espiritual.



No Cristianismo:

Não há uma única opinião sobre a natureza do homem entre os cristãos. Enquanto certos ramos do cristianismo defendem que `corpo´ e `espírito´ são partes integrantes do homem, e que este último, separa-se em caso de morte para receber sua recompensa (Céu ou Inferno) segundo as obras praticadas em vida; outros defendem que o homem é uma unidade indivisível de corpo, mente (alma) e espírito, e que este último, é somente um `vento´ ou `fôlego de vida´ soprado por Deus nas narinas do homem na Criação(Gênesis 2:7) e que não possui, em si, qualquer inteligência ou emoção após a morte (Eclesiastes 9:5,6 e 10), alcançando, o ser, sua recompensa (vida eterna ou morte eterna) em carne e osso.

Na Espiritologia:

De acordo com a espiritologia (ou "psicologia espiritual"), o espírito é o corpo psíquico, que entra em contato com a quarta dimensão (ou Mundo Astral), local onde não existem problemas de espaço (distâncias) ou de tempo. Segundo esta corrente, o ser humano pode entrar em contacto com outros lugares ou até outras épocas, sendo que, alguns pesquisadores, como o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, acreditavam que os problemas do mundo contemporâneo, não eram regidos apenas pelas pessoas fisicamente, mas também psiquicamente, utilizando o mundo astral como meio de intervir no Mundo Terrestre.

No Espiritismo:
Segundo a Doutrina espírita, o espírito é o princípio inteligente do Universo. Quando encarnado - ou seja, vestido de um corpo humano - é chamado de alma, nesta situação alma e espírito são as mesmas coisas. A reencarnação, segundo o espiritismo, é o processo de autoaperfeiçoamento por que passam todos os espíritos.
Para os espíritas, o estado natural do espírito seria o de liberdade em relação à matéria, ou seja, a condição de desencarnado. Nesta situação, o espírito mantém a sua personalidade e suas características individuais.
Também segundo a doutrina espírita, a interação do espírito com o corpo se dá através do perispírito. Este conecta a vontade que nasce no espírito com o estímulo que direciona o cérebro.
Para designar um espírito específico, os espíritas utilizam a inicial em maiúsculo, como por exemplo: "O Espírito Emmanuel".