Translate

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Cronos


Embora Zeus seja o pai dos deuses, ele era filho de Cronos, que, por sua vez, era filho de Geia (a Terra) e Urano  (o céu). Cronos desposou sua irmã Reia e, juntos, produziram os deuses e deusas do Monte Olimpo, incluindo, além de Zeus, Hera ( que também se tornou esposa de Zeus), Hades e Poseidon, entre outros.
Cronos tomou o controle dos céus do pai Urano ao castrá-lo com uma foice afiada.


Após uma profecia revelar que sofreria o mesmo destino nas mãos de seus filhos, Cronos decidiu resolver o problema por conta própria, engolindo cada um dos filhos que Reia gerara. Apenas o mais novo, Zeus, se livrou desse destino, pois Reia conseguiu dar a luz em segredo numa caverna em uma Montanha de Creta. Para enganar o marido, Reia lhe deu uma pedra envolta em uma manta, afirmando que aquele era o seu filho, que Cronos logo devorou com uma mordida.

Assim que Zeus atingiu a maioridade, ele libertou os irmãos mais velhos do ventre de Cronos. E, seguindo uma encarniçada guerra de dez anos contra os irmãos de seu pai, os Titãs, Zeus saiu vitorioso, e Cronos e seus irmãos foram aprisionados no Tártaro, no submundo. O Caminho estava aberto para geração de deuses seguinte, os olímpicos.



Fonte: a História da Mitologia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário