Translate

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Bruxas

Quem nunca ouviu uma história de bruxas quando criança, não é mesmo? Essas lendas de bruxas são parte do imaginário popular. A tradição conta que elas eram mulheres mais velhas, narigudas, curvadas, com unhas enormes e uma risada que chegava a dar medo. Porém, apesar de realmente estarem ligadas a magia, o seu verdadeiro poder era o conhecimento da natureza. 
Será que existiram mesmo bruxas ? Será que elas eram/são boas ou más? 

Quer descobrir? Então aventure-se nas Histórias que vamos contar ( Um Pouco da Origem delas também).

Entendendo a história de bruxas

Acusadas de utilizarem os feitiços para conseguir atingir os seus desejos ou, até mesmo, usufruírem de poderes sobrenaturais, a história de bruxas fazem parte de um mistério que ainda sobrevive na trajetória histórica da sociedade. Durante os anos, foi registrado diversos casos em que as bruxas foram queimadas em fogueiras e perseguidas por se envolverem em rituais satânicos e estarem atreladas aos demônios.


Existem várias lendas de bruxas que foram contadas através da passagem do tempo. No início da história da humanidade, os demônios eram considerados seres sobrenaturais que vinham à terra com o propósito de ter relações sexuais com as mulheres, e dessas relações surgiam as tão conhecidas bruxas.
Por volta do século XIV, a igreja católica teve uma grande influência na sociedade e orientava seus fiéis a exorcizarem seus demônios, intensificando a manipulação para banir aquelas mulheres que eram consideradas bruxas.
Na idade média, as bruxas eram todas aquelas mulheres que utilizavam a natureza para curar, sendo desta maneira, consideradas curandeiras. Elas tinham uma inteligência superior e seu poder poderia ser usado tanto para o bem, como para o mal.
Uma lenda muito antiga acreditava que a mulher que parisse sete filhas, teria a sétima filha nascida bruxa. E quando esta última criança se apresentasse ao mundo, deveria ser colocado na porta do seu quarto uma cruz de seis pontos, significando o sinal de São Salomão.
As bruxas eram feiticeiras e a única forma de combatê-las, conforme a lenda das bruxas, era o uso do sal e do aço, sendo que ambos enfraqueciam seus poderes.
Algumas Histórias contam que as mulheres para alcançarem os poderes sobrenaturais tinham relação sexual com o Próprio diabo, em forma de Homem ou de Bode como dizem as Histórias seria em forma de um animal grande e chifrudo a imagem de (Belzebu).


Outra lenda conta que Antigamente em uma certa época do ano várias crianças foram raptadas é seus parentes na busca por elas só encontravam pedaços de roupas e cabelo espalhados pela floresta, então descobriram que havia uma cabana no meio da floresta que lá morava uma idosa que era curandeira do vilarejo, por coincidência encontraram na cabana roupas das crianças desaparecidas é tinha vestígios de sangue nas madeiras da casa, claro a senhora foi condenada a fogueira por prática magia negra com as crianças é por mata-las, já que os corpos não foram encontrados, já na fogueira a velha senhora grito ´´ SIM EU PEGUEI SUAS DOCES CRIANÇAS, EU DEVOREI SUAS DOCES CRIANÇAS, AAAH COMO ERAM DOCE SUAS CARNES FRESCAS SEU SANGUE DOCE``


Não sabemos ao certo se as crianças que sumiram naquela época eram raptadas por bruxas e viraram sacrifícios, mas a verdade é que houve vários casos de desaparecimento é morte de crianças na mesma época, é as pessoas diziam que eram as bruxas na qual usavam as almas das crianças para rituais.

A perseguição:

A trajetória dessas mulheres misteriosas é antiga, tendo sido marcante em várias épocas da história.
Em 1428, ocorre o primeiro julgamento coletivo das mulheres consideradas bruxas;
Em 1596, um livro publicado por um frade, serviu durante séculos, como um manual de eliminação das bruxas;
No ano de 1692, em Salem, nos EUA, 150 mulheres foram acusadas de bruxarias após algumas meninas alegarem terem sido enfeitiçadas. Dezenove mulheres foram enforcadas devido a esta acusação;

Nomes famosos na história de bruxas

Algumas mulheres consideradas bruxas, se destacaram na humanidade. Assim como estas, muitas outras mulheres tiveram suas vidas encerradas, por serem vistas como as filhas do demônio:
Alice Kyteler: foi a primeira mulher condenada por bruxaria na Irlanda;
La Voisin: viveu na França, em meados de 1600, praticava adivinhações e criava poções de veneno;
Isobel Gowdie: Executada por bruxaria em 1662, confessou participar de um grupo de bruxos.


Dizem que as bruxas são Mulheres muito belas de todas as idades, que chegam a fascinar homens com seu encanto, na idade média elas eram Curandeiras, benzedeiras e parteiras, tinham o poder é conhecimento das ervas é remédios, eram mulheres na qual não faziam mal algum ao vilarejo mas por conta da perseguição doentia da população foram acusadas de Bruxaria e Feitiçaria.


Dizem que as bruxas que tinham poderes tinham marcas pelo corpo, como um sinal grande, eram associadas as mulheres que tinham animais de estimação bem peculiares, como hoje em dia o Gato Preto é associado as bruxas, antigamente também tinham essas crenças de que animais exóticos eram Familiares das bruxas ou como se eles fossem um porta alma delas, almas que elas roubaram é aprisionavam nos animais,.
Interessante Não?
No próximo post iremos falar mais sobre algumas bruxas Famosas é alguns filmes é series que abordam o tema.
Espero que tenha Gostado do assunto, até o nosso próximo encontro.
Hocus Pocus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário