Translate

domingo, 2 de agosto de 2020

Gnomos/Duendes/Goblins/Leprechaus

Olá divinos, voltei para o blog estava um pouco afastada devido a coisas do mundo externo, mas estou de volta!! É com um artigo super interessante, sabia que existem pessoas que não sabem diferenciar Gnomos/Duendes/Goblins/Leprechaus? pois é hoje vamos lhe explicar a diferença de cada um é contar um pouco a história de cada. Vem comigo para adentrar nesse mundo mistico e mágico.

Gnomos


História: 

O nome, segundo alguns autores, pode vir do latim medieval gnomos, originado do grego clássico gnosis ("conhecer"). Outra teoria é de que venha do grego genomas ("terrestre"). Em 1583, a palavra gnome passou a figurar nos dicionários franceses, com o significado de "pequenos gênios deformados que habitam a Terra".Os Gnomos se tornaram conhecidos através das lendas populares, que os separaram por categorias. Alguns dos tipos mais conhecidos são:
  • Gnomo da casa: Toda casa tem um ou mais gnomos da casa. Estes cuidam de todas as pessoas e animais da casa. Como agradecimento, as pessoas costumam deixar comida em potinhos para eles.
  • Gnomo do jardim: Segundo a crença, ao colocarmos estátuas de gnomos em nosso jardim, eles nos ajudam a cuidar dele.
  • Gnomo da floresta: Este tipo não gosta muito de contato com os seres humanos. Ele cuida das plantas, árvores e animais da floresta.

As estátuas de gnomos são usadas em vários países e representam em geral sorte, sucesso e harmonia com as forças da natureza.A representação mais comum dos Gnomos é com um chapéu vermelho na cabeça (onde reside seus poderes ocultos), com botas (demonstrando sua facilidade de locomoção na terra), com cabelos e barbas brancas (representando seu grande conhecimento e pureza de espírito). A aparência deles pode variar muito conforme a região onde são encontrados, pois costumam se parecer com os habitantes.Existem muitos museus dedicados aos Gnomos no mundo. Em Devon, na Inglaterra, existe o Museu do Gnomo, localizado dentro da Reserva do Gnomo (Gnome Reserve), um local com uma grande coleção de Gnomos de Jardim e Gnomos antigos. Na Califórnia, Estados Unidos, você encontra o Gnome Habitat USA, com esculturas, pinturas, posters, doces e muito mais, tudo de Gnomo. Em Gräfenroda, na Alemanha temos o Museu do Gnomo de Jardim (Gartenzwerg Museum) da empresa Philipp Griebel, especializada em Gnomos de Jardim.Desde 2002, no dia 21 de junho, se comemora o Dia Internacional do Gnomo, onde se organizam festas, paradas, competições e jogos, em países como: Itália, Austrália, França, Bélgica, Espanha, Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.




Duendes



São pequenos ou muito grandes, podem trocar de forma, sua pele pode ser enrugada e marcada com uma pedra ou rocha. Normalmente são alegres e possuem bom humor e gostam de fazer brincadeiras com as pessoas. 

Embora a origem dos duendes não seja inteiramente esclarecida, sabe-se que eles são provenientes da mitologia europeia, de países como Noruega, Suécia e Inglaterra. As primeiras histórias que envolvem esta criatura vêm do folclore escandinavo e celta, ainda na Antiguidade. Contudo, o termo “duende” só surgiu anos depois, no século XIII, em 1221. A nomenclatura nada mais é do que uma junção de algumas sílabas da frase espanhola “Dueño de la casa” (“dono da casa”, em português). Por se tratar de uma criatura de raça elemental, os duendes são considerados pelas mitologias nórdicas e celtas, parentes de seres como gnomos (com os quais são frequentemente confundidos até hoje), elfos e fadas.

Características e Personalidade:

Apesar de serem bondosos, os duendes são criaturas muito travessas! De acordo com a lenda, estes seres habitam a casa de humanos e se espreitam pelos seus cantos, observando os moradores, além de pregar algumas peças, como mover alguns objetos de lugar ou escondê-los.Entretanto, alguns duendes são mais perversos, pois pregam sustos nos habitantes e em alguns casos, se vingam das pessoas que os tratou mal ou daqueles que não acreditam em sua existência.Um duende gosta de ser presenteado, e quando ele recebe um bom presente, ele pode vir a auxiliar o morador em algumas tarefas ou realizar algum  pedido

Tipos de Duendes:

Pixie: Tipo de duende mais conhecido no mundo. Com uma aparência meio infantil, esta criatura é bastante brincalhona e travessa, sendo responsável pelo sumiço de objetos, dentre outras travessuras, como enganar viajantes. Os duendes piskies são voltados à mitologia celta, situados no sudoeste da Inglaterra.
Leprechaum: Duendes que habitam florestas e jardins. Trajam o clássico chapéu e jaqueta, tendo como ocupações o conserto de sapatos e a proteção dos potes de ouro. 
Kobold: Duendes pertencentes à mitologia alemã, também se assemelham a crianças. Ajudam os moradores da casa nas suas tarefas domésticas, em troca de alimentos. Caso as pessoas esqueçam de alimentá-los ou os desrespeitarem de alguma maneira, elas sofrerão com as consequências!
Martinica: Duende pertencente ao folclore castelhano. Ao contrário de outros duendes, os martinicas não costumam pedir nada em troca dos favores que prestam. Entretanto, eles têm o hábito de assustar habitantes de residências com ruídos, entre outros fenômenos.


Goblins

Goblins by Brian Froud

Goblins são criaturas geralmente verdes que se assemelham a duendes. Fazem parte do folclore nórdico, nas lendas eles vivem fazendo brincadeiras de mau gosto. Diz-se que são feios e assustadores, fazem feitiçarias, estragam a comida, travam guerras contra os gnomos. Em algumas mitologias os goblins possuem grande força. Normalmente por serem seres de pouca inteligência e hábitos selvagens, moram em cavernas ou pequenas cabanas construídas com paus e peles de animais.
Sua grande capacidade de sobrevivência os faz seres presentes em quase qualquer ambiente, sendo possível serem encontrados em montanhas, pântanos, desertos, pedreiras, florestas ou cidades.


Leprechaus


OLeprechaun é um duende que vive na floresta e encanta gerações com suas promessas de ouro. Considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos, a lenda também diz que ele é o sapateiro do povo das fadas.

Nos contos tradicionais, eles são sapateiros, no entanto, ‘The Leprechaun’ foi um conhecido poema do século 18, de William Allingham, que dizia: “Você não percebe o clamor minúsculo, clique ocupado de um martelo élfico, a voz do Leprachaun cantando estridente enquanto ele alegremente dedica seu ofício?”

Segundo a lenda, apesar de conhecidos eles não são confiáveis, pois adoram pregar peças nas pessoas. Por outro lado, no entanto, sua desonestidade os torna sortudos e eles realizarão três desejos a quem conseguir pegá-los.

A palavra “Leprechaun” deriva do irlandês antigo e significa corpo pequeno. O registro mais antigo desse termo é encontrado em ‘A morte de Fergus mac Leiti’, uma história do século 8 sobre pequenos espíritos da água – os luchorpán – que convencem um rei a desistir de seu trono depois de tentar arrastá-lo para o mar e conceder-lhe três desejos.

Séculos passaram-se e hoje o duende irlândes acabou adquirindo um novo significado. Símbolo de sorte e prosperidade, hoje os irlandeses o associam com o conhecido feriado de St. Patrick’s Day. A festa cristã é comemorada no dia 17 de março e celebra São Patrício, um bispo cristão romano-britânico que converteu o irlandês pagão no século V.


o que eles tem em comum? são bastante brincalhões e adoram pregar peças, por isso tomem muito cuidado ao tentar invocar um deles e nem pensem em insulta-los.
Fiquem com esse artigo é me enviem mais dicas de artigos sobre seres misticos.
até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário