Juro que não sabia da existência dessa lenda, mas achei muito interessante e vou contar a vocês sobre ela.
Contam os mais antigos que desde meados do século 18, tempo do Ciclo do Ouro, a Mãe-do-Ouro anda pelo interior do Brasil, especialmente nas regiões onde existe o cobiçado metal.
Tida como grande defensora da Natureza, a entidade aparece sob a forma de uma bola de fogo, pairada no ar, indicando os locais onde se encontram jazidas de ouro que não devem ser exploradas.
Dizem que é uma espécie de protetora desses depósitos naturais de ouro e que graças a ela ainda não devastaram tudo. Todo garimpeiro sabe que a desobediência ao aviso é certeza de infortúnio. E dizem também que poucos usam desobedecê-la.
Em muitos lugares do brasil, a Mãe-do-Ouro toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e locais sombrios, e, após atrair homens que maltratam as esposas, os faz largar suas famílias, mas trata de não deixar a mulher sofrendo, e coloca outra pessoa em seu caminho.
A lenda diz que a Mãe-do-Ouro é ainda mais implacável ao saber de um caso de violência contra a mulher. Aí, durante a madrugada, a bola de fogo se transforma em uma belíssima mulher, trajada com um vestido longo de seda e com cabelos dourados refletindo muita luz, e sai voando pelos ares até o local onde a sofredora mora com seu algoz. Usando do seu fascínio, atrai o malvado e o leva para uma caverna de onde nunca mais o liberta.
Desaparecido o fulano, ela trata de colocar outra pessoa na vida da mulher, um companheiro ou companheira de verdade, para partilhar conquistas e enfrentar as lutas cotidianas.
Por fim, há também uma versão muito conhecida da lenda em que um escravo trabalhava dias procurando ouro para seu patrão cruel.
Cansado de procurar e certo de que sofreria maus tratos por seu dono, a Mãe-de-Ouro aparece indicando exatamente onde ele deveria buscar.
Em troca, o escravo lhe oferece o que ela havia pedido: fitas coloridas e um espelho. Além disso, a Mãe-de-Ouro deixou claro que o ajudaria, mas ele nunca deveria dizer as pessoas o local da mina. No entanto, após levar ouro suficiente para seu patrão, ele quis logo saber onde o escravo tinha encontrado.
Embora tenha tentando guardar o segredo, acabou por revelar o local, isso claro, depois de receber muitas açoitadas de seu patrão maldoso. Ao chegar no local, os escravos escavaram e finalmente encontraram o ouro. No entanto, um grande desabamento matou todos, inclusive o mineiro cruel.
Fonte: Livro Folclore Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário