Translate

terça-feira, 3 de abril de 2018

Panteão

Panteão passou a significar tanto o conjunto de deuses quanto o templo específico a eles devotado.



O Panteão dos pagãos Arménia
  • Aramazd - O pai de todos os deuses e deusas, criou os céus ea terra. Às vezes, adorado.
    Aramazd é a deidade principal da Arménia é pré- cristão panteão. Ele foi considerado o pai de todos os deuses e deusas, o criador do céu e da terra. Aramazd era a fonte da fertilidade da terra, tornando-a fecunda e generosa. A festa em sua homenagem foi chamado Amanor, ou Ano Novo, que foi comemorado em 21 de março no calendário armênio antiga (também da Primavera equinócio). Aramazd era uma divindade sincrética, uma combinação da lendária figura autóctone armênio Ara e Iranic Ahura Mazda. No período Hellinistic Aramazd na Arménia foi comparado com o grego Zeus. O templo principal de Aramazd estava em Ani ( Kamakh na moderna Turquia), um centro administrativo e cultural da Armênia antiga. O templo havia sido destruído no final do 3 c. AD, após a adoção do cristianismo como na Armênia religião do estado como um  deus-sol.
Hayk (em armênio: Հայկ), também transliterado como Haik ou Haig, é o lendáriopatriarca e fundador da Nação Armênia. Dizem ser tetraneto de Noé, descendente pela parte de Jafé. Sua história é contada na "História da Armênia" de Moisés de Khoren.
  • Aray - A guerra pouco conhecido Deus.
Aray é um deus da guerra venerado pelos pré-cristãos armênios. Ele é provavelmente derivado do deus grego Ares.
. Algumas tradições sugerem que ele também era um morrendo e levantando-deus
  • Vahagn - A hercúleo herói, conhecido por matar muitos dragões, também adorado como um deus-sol e deus da coragem.
  • Barsamin - Deus do céu e do tempo, provavelmente derivado do semita deus Baal Shamin.
  • Anahit - A deusa da fertilidade e do nascimento, ela é identificada comÁrtemis e Afrodite.
  • Astghik - Deusa do amor, da beleza e da água, ainda homenageado pelaVartavarfestival.
  • Tsovinar - Também chamado de Nar, ela era a deusa da chuva, mar e água, que ela era realmente um ser impetuoso que forçaram a chuva a cair.
  • Tir - deus da sabedoria e cultura, era o mensageiro dos deuses e estava associado com Apolo.
Monstros e Espíritos
Al
Al é um espírito maligno que ataca o anão mulheres grávidas e rouba recém-nascidos. Descrito como um animal meio homem e meio, a criatura tem dentes de ferro e unhas de bronze ou cobre. Ele geralmente usa um chapéu pontudo coberto de sinos, e pode tornar-se invisível.
Aralez
Aralezner - Dog-como criaturas que fazem os guerreiros do Exército armênio caiu de renascer
Dev
O Dev têm ar composto criaturas espirituais provenientes mitologia Zoroastra (aDaevas), e artilham muitas semelhanças com os anjos. Eles residem em lugares pedregosos e as ruínas, e normalmente mantida para si.
Shahapet
O Shahapet geralmente eram espíritos guardiões amigável que normalmente apareceu na forma de uma serpente. Eles habitavam casas, pomares, campos, bosques, cemitérios e outros locais. O tipo Shvaz foi mais orientada para agricultura, enquanto o Shvod era uma casa da guarda. A Shvod que é bem tratado pode recompensar os moradores de casas de ouro, mas causam conflitos, se for maltratado e sair.
Nhang
O Nhang (da palavra persa para "crocodilo") foi uma moradia rio-serpente-monstro com forma de deslocamento habilidades, muitas vezes ligado aos dragões mais convencional armênio.A criatura poderia atrair um homem, transformando em uma mulher, ou mudar para um selo e arrastar uma pessoa para baixo, a fim de afogar a pessoa e beber seu sangue. A palavra "Nhang" às vezes é usado como um termo genérico para um monstro marinho na literatura armênia antiga.
Piątek
Piątek é um mamífero grande criatura semelhante a um grifo sem asas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário