Translate

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Mitologia Finlandesa

A mitologia finlandesa possui muitos aspectos compartilhados com os Povos fínicos na Mitologia estoniana e com seu vizinhos não-fínicos, os Bálticos e os Escandinavos. Seu mitos são também compartilhados com outros populações de Línguas fino-úgricas, como os lapões. A mitologia finlandesa sobreviveu com a tradição oral de poemas míticos cantados e com o folclore no Século XVIII.
Apesar da influência gradual das culturas ao redor, à significância do deus-céu em uma maneira Henoteica, o deus-pai "Ukko" (Ancião, Homem Velho) era originalmente so um espirito da natureza com todos os outros. O animal mais sagrado, cujo nome real nunca era proferido em voz alta, era o Urso. O urso era visto como a incorporação dos antepassados - por isso era chamado por varios eufenismos: "Mesikämmen" (Pata de Hidromel), "Otso" ("Grande Sobrancelha"), "Kontio" ("Morador da Terra"), Metsän Kuningas (Rei da Floresta).

Panteão:

Ahti – Nome masculino de significado desconhecido. Este é o nome do deus finlandês do oceano, dos rios e da pesca.

Aino – Nome feminino que significa "o único" em finlandês. No épico finlandês "Kalevala", este é o nome de uma menina que se afoga propositalmente quando descobre que deve casar com o velho Väinämöinen.

Antero Vipunen – é um gigante falecido, protetor do profundo conhecimento e magia.

Ilmarinen – Nome masculino derivado do finlandês “ilma”, que significa “ar”. Ilmarinen é um ferreiro imortal na mitologia finlandesa, criador do céu e do moinho mágico conhecido como Sampo. Ele é um dos personagens principais no épico finlandês 'Kalevala'.

Ilmatar – nome feminino que também é derivado do finlandês “ilma”, que significa “ar”. Na mitologia finlandesa, Ilmatar era uma deusa semi-andrógina dos céus. Ela era a mãe de Ilmarinen, Väinämöinen e Lemminkäinen.

Joukahainen - Significado desconhecido. No épico finlandês, o 'Kalevala', este é o nome de um jovem que desafia Väinämöinen a um duelo de cantar (ou conjurar). Joukahainen perde, e deve prometer sua irmã Aino em casamento à Väinämöinen.

Jumala – este seria um nome genérico para uma divindade maior, originalmente dado pelos finlandeses ao céu, ao deus-céu ou ao deus supremo. A palavra significa “deus” e mais tarde foi usada para designar o deus cristão. A origem da palavra é desconhecida, mas algumas explicações dão conta que seja uma derivação de Jomali, a divindade suprema dos Permians, e a origem da palavra estoniana Jume (compleição).

Kyllikki – é um nome feminino possivelmente derivado de uma antiga palavra finlandesa que significa “mulher”. Este é o nome de um personagem no épico finlandês “Kalevala”.

Keiju – uma fada ou ninfa semelhante a um ser humano pequeno, mas com asas como as de uma libélula ou borboleta, que vive em lagoas na profundeza da floresta e prados enevoados.

Lalli – uma finlandesa que teria matado o bispo Henry no gelo do lago Köyliö, de acordo com a lenda.

Lemminkäinen – nome masculino de significado desconhecido, possivelmente relacionado com a palavra finlandesa “lempi”, que significa "amor". No épico finlandês, o "Kalevala", este é o nome de um herói arrogante. Depois que ele foi morto sua mãe buscou seu corpo do Rio da Morte e o restaurou à vida. Às vezes ele é identificado com o deus Ahti.

Louhi – é uma variante do nome feminino Loviatar. Na mitologia finlandesa Louhi era outro nome da deusa da morte Loviatar. Ela aparece no épico finlandês 'Kalevala' como uma bruxa governando a área norte conhecida como Pohjola. Ela é a principal antagonista do herói Väinämöinen.

Loviatar – nome feminino de significado desconhecido. Na mitologia finlandesa Loviatar, também conhecido como Louhi, era uma deusa da morte e da peste.

Mielikki – nome feminino derivado do finlandês “mieli”, que significa "mente, humor". Este era o nome de uma deusa finlandesa das florestas e da caça. Por alguns relatos ela é a esposa do deus Tapio.

Nyyrikki – Nome masculino de significado desconhecido. Este era o nome de um deus finlandês da caça, o filho de Tapio.

Pekko – nome masculino de significado desconhecido. Este é o nome do deus finlandês dos campos e das colheitas.

Sampo – nome masculino de significado desconhecido, na mitologia sendo esse o nome de um artefato mágico – geralmente concebido como um moinho – criado pelo deus ferreiro Ilmarinen.

Seppo – nome masculino derivado do finlandês “seppä”, que significa “ferreiro”. Seppo Ilmarinen era o nome de um mestre artesão no épico “Kalevala”.

Tapio – esse é um nome masculino de significado desconhecido. Tapio era o deus finlandês das florestas, dos animais, e da caça.

Tellervo – nome feminino de significado desconhecido. Tellervo era uma deusa florestal finlandesa. Ela é várias vezes descrita como a esposa ou filha de Tapio.

Tuulikki – Nome feminino que significa "pouco vento" em finlandês, derivado da palavra finlandesa tuuli, que significa "vento". Este era o nome de uma deusa florestal finlandesa, a filha de Tapio.

Ukko – nome masculino que significa “velho” em finlandês. Na mitologia finlandesa, Ukko é o deus do céu e do trovão.

Tuonela – esse é o nome dado ao mundo dos mortos na mitologia finlandesa, similar ao Hades da mitologia grega. Tuonela, Tuoni, Manala e Mana são termos geralmente usados como sinônimos de Tuonela. Na mitologia da Estônia esse lugar é chamado de Toonela ou Manala. Tuonela é mais conhecido por sua aparição no épico nacional finlandês Kalevala. No 16.º poema da Kalevala, Väinämöinen, um herói xamã, viaja por Tuonela para conhecer o reino dos mortos.

Väinämöinen – nome masculino impronunciável em português que significa “rio largo e de fluxo lento”, sendo que na mitologia finlandesa, ele era um sábio mago antigo, filho da deusa primitiva Ilmatar. Ele é o herói do épico finlandês “Kalevala”.

Vellamo – nome feminino derivado do finlandês “velloa”, que significa “a onda, a inchar”. Esse era o nome da deusa finlandesa do mar, e esposa de Ahti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário