Translate

terça-feira, 3 de abril de 2018

PANTEÃO DE DEUSES E DEUSAS PAGÃOS ARMÊNIOS



Aramazd (Zeus) - Mestre de todos os deuses armênio, o pai de todos os deuses e deusas, o criador do céu e da terra. Ele chamou de "grande coragem e Aramazd". Aramazd foi a fonte de fertilidade do mundo, tornando-se fecunda e generosa. A festa em sua homenagem foi chamado Am'nor, ou Ano Novo, que foi comemorado em 21 de março no calendário arménio antigo (também o equinócio da Primavera). principal santuário Aramazd foi localizado em Kamakhym Ani, um dos centros de culto da antiga Armênia. Os tesouros e mausoléus tribal de Arshaguni Armenian (Arshakuni) reis estavam lá, também.





Anahit (Artemis) - A filha ou esposa de Aramazd. Anahit foi o mais amado e honrado deusa armênia. Ela era a deusa-mãe. Anahit foi esculpida com a criança em suas mãos », com cabelo estilo específico de armênios mães e mulheres e foi chamado de" Grande Dama Anahit ". Ancient armênios acreditavam que o mundo era armênio existente vai Anahit. Anahit era o culto da maternidade e da fertilidade. Nahit A-adora foram estabelecidos em Eriza avan (região) e em Armavir, Artaxata e cidades Ashtishat.Uma montanha no distrito de Sophene era conhecido como o trono Anahit (Athor Anahta).

De acordo com Plutarco, o templo de Eriza era o mais rico e mais nobre na Armênia. Durante a expedição de Mark Antony em Arménia (34 aC), a estátua foi esmagado em pedaços pelos soldados romanos. Plínio, o Velho dá-nos a seguinte história sobre ele: O imperador Augusto, sendo convidado para jantar por um dos seus generais lhe perguntou se era verdade que os demolidores de a estátua Anahit tinha sido punido pela deusa irada. "Não"! Respondeu o general, "ao contrário, eu a-dia de boa sorte a tratá-lo com uma parte do quadril do que a estátua de ouro".




Vahagn (Heracles) - O terceiro deus do Panteão armênio. Vahagn era o deus do trovão e relâmpagos. principal santuário Vahagn Ashtishat foi localizado na cidade de Taron "mundo" (região da Armênia). Também ele era um deus da guerra. reis e senhores da guerra Armênia antes de ir para a guerra pedindo a ele para apoiá-los.



Astghik (em grego - Afrodite, da Mesopotâmia - Ishtar) - A deusa do amor, da beleza e da água. Ela era a esposa ou a amante de Vahagn, o deus do trovão e relâmpagos. Astishat no Seu templo era chamado "o quarto de Vahagn", onde Astghik reuniu-se com sua amante - Vahagn. Ela foi esculpida sem roupa, como jovem mulher bonita durante a natação. A festa em sua homenagem ocorreu em meados de Junho e foi chamado Vardevar. Ainda é comemorado na Arménia, vertendo água uns nos outros.




Nane (Athena) - A filha de Aramazd. A deusa da guerra. Seu culto foi estreitamente relacionado com o culto Anahit. E não foi um acaso que o seu Tample foi localizado na região Ekegyac (gavar), perto do templo com Anahit. Agora armênios costumam chamar sua"avó Nane" (Nan), o que significa que era uma deusa Nane influentes na antiga vida espiritual armênios.


Mihr - O deus do sol e da luz celestial. Ele era o filho de Aramazd, o irmão de Anahit e Nane. Sua adoração foi localizado em Bagaharich. O templo pagão de Garni foi de adoração Mihr.


Tir (Apollo) - O deus da sabedoria, ciência e estudos, também intérprete de sonhos. Tir era secretário de Aramazd. Tir do templo estava localizado perto Artaxata e foi chamado de "Aramazds grchi divã" ou "Mehyan para estudar ciências".

Amanor e Vanatur (provavelmente era o mesmo deus com vários nomes) - Amanor era o deus dos armênios ano novo e senhor do rendimento novo. A festa em sua homenagem ocorreu no final de Junly e foi chamado Navasard (ano novo). Sua adoração foi localizado na cidade de Bagavan. Se Amanor era o deus do novo ano e nova produção, Vanatur era o deus da hospitalidade e os anfitriões generosos.



Amanor e Vanatur (provavelmente era o mesmo deus com vários nomes) - Amanor era o deus dos armênios ano novo e senhor do rendimento novo. A festa em sua homenagem ocorreu no final de Junly e foi chamado Navasard (ano novo). Sua adoração foi localizado na cidade de Bagavan. Se Amanor era o deus do novo ano e nova produção, Vanatur era o deus da hospitalidade e os anfitriões generosos.


Tsovinar (Tzovinar) - A deusa da água, do mar e da chuva. Ela era uma criatura de fogo, que forçaram a chuva e granizo a cair do céu com a sua fúria.



Aralezs - Os mais antigos deuses do panteão armênio, Aralezs eram deuses sob a forma de cães, cujos poderes incluíam a capacidade de ressuscitar os mortos lambendo as feridas limpas.


Spandaramet ou Sandaramet (Hades) - O deus dos subterrâneos. Ele era o deus do reino das pessoas mortas ou inferno.

Barshamin ou Barshimnia - Este foi um dos ídolos transportados por Tigran da Mesopotâmia para a Arménia, e alojados na vila de Thordan, em Daranaghi. O branco brilhante ídolo foi feito de marfim e de cristal, feito com a prata. Barshamin O nome é derivado do fenício-Ba ala Shamin, na forma aramaica, que significa "senhor dos céus", como a Bel dos babilônios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário