Translate

domingo, 29 de abril de 2018

Mitologia Nórdica Parte 2 Deuses.


Principais deuses e deusas nórdicos.

Odin:



Como Pai dos deuses e rei dos Aesir, Odin tinha o dever de sentar-se no trono de Asgard e ( um tanto heroicamente para um deus qu tinha apenas um olho) observar os acontecimentos em cada um dos nove mundos, auxiliado por seus dois corvos e dois lobos, que agiam como protetores e mensageiros. Odin era o deus da guerra, além da sabedoria e da Poesia, e também tinha fortes vínculos com os mortos e os vencidos no campo de batalha.
Parece que Odin não desgostava de Álcool, sendo o vinho sua bebida favorita. Na verdade, o olho que ele perdera fora trocado por uma bebida embora, nesse caso tenha sido por uma taça cheia de água do poço da sabedoria, do qual Odin extraiu seu vasto conhecimento. Não obstante, o olho que restara a Odin valia por dois, brilhando tanto quanto o sol quando ele observara os mundos.
As marcas registradas de Odin eram sua lança infalível e seu anel, do qual mais oito anéis cresciam de nove em nove dias.

Tyr:



Filho de Odin, Tyr era o deus da guerra, e seu nome era derivado da mesma raiz de ´´Zeus``, ´´Júpiter`` e ´´divino`` significado simplesmente ´´deus`` em uma variedade de línguas indo-europeias. Tyr oi responsável por amarrar o feroz lobo monstruoso, Fenrir, mas a um alto preço.
Fenrir fora trazido para Asgard por Odin, para que ele e os outros deuses pudessem vigia-lo de perto. Alarmado com o crescimento do animal, Odin encarregou o filho Tyr de alimentar e domar a fera selvagem, na esperança de que isso o impedisse de destruir os Nove Mundos. Ao tomar conhecimento de que seu próprio destino estava preso ao de Fenrir, Odin decidiu que o lobo deveria ser acorrentado para sempre, mas a grande fera simplesmente rompeu as correntes e se libertou.
Após uma série de tentativas fracassadas, os deuses apelaram para a ajuda dos elfos, que confeccionaram uma fita especial a parti dos cabelos de uma mulher barbada, e que, garantiram a Odin, conseguiria prender o lobo. Para conquistar a confiança de Fenrir, Tyr corajosamente pôs a mão direita na boca do animal, mas logo a perdeu por uma mordida, quando Fenrir percebeu que estava sendo preso por um laço irrompível.

Thor:


Thor o deus do trovão era o filho mais velho de Odin, carregava um martelo colossal, com o qual batia nas plantações (e nos adversários), cujo barulho provocava o trovão. Seu enorme cinto redobrava a sua força e ele usava um par de manoplas de ferro para ajuda-lo a controlar o martelo.
Querendo determinar se o poder físico era mais importante do que o mental, Thor e Loki, um trickster descendentes dos gigantes, viajaram á terra dos gigantes para testar as respectivas habilidades. Tendo feito dois amigos no caminho, Thialfi e um outro, os quatro viajantes finalmente chegaram ao seu destino, apenas para serem recebidos com escárnio os gigantes acharam engraçado de Thor, de quem tanto tinham ouvido falar, fosse minúsculo. Mesmo assim, apesar do seu ceticismo, os gigantes e aceitaram uma série de desafios propostos por Thor e seus companheiros.


No primeiro concurso, Loki enfrentou um gigante, para verem quem comia mais. A mesa tinha altas pilhas de carne, mais do que os gigantes jamais haviam visto. Após aceitarem o desafio de bom grado, eles começaram a comer e, por fim, a competição terminou empatada. No entanto, logo descobriu-se que o gigante não apenas comera a carne como todos os ossos também, o que significava que Loki fora derrotado. Em seguida, seu companheiro Thialfi desafiou outro gigante para uma corrida. Mas, embora Thialfi se movesse com incrível velocidade, seu adversário era ainda mais rápido, e conseguiu chegar ao fim da corrida e ainda voltar, encontrando Thialfi no meio do caminho.
Então, Thor aceitou três desafios. O primeiro foi um concurso de bebida, no qual tentou consumir hidromel de um chifre gigantesco, de um gole só. Thor bebeu até achar que iria explodir, mas, quando olhou para baixo, viu que só conseguira esvaziando uma pequena quantidade do chifre. Em seguida, Thor foi desafiado a carregar um enorme gato cinzento. Apesar de recorrer a toda a sua força, só conseguiu levantar uma pata do gigantesco animal. Em sua terceira e última tarefa, Thor desafiou os gigantes para uma luta. Diante de seus fracassos recentes, os gigantes permitiram que ele lutasse com Elli, uma velha lavadora de pratos, em vez de com dele. No entanto, mais uma vez Thor foi derrotado.
Mas nem tudo era o que parecia. Apesar do seu escárnio inicial, os gigantes confessaram que haviam sentido intimidados pela enorme força de Thor e, por esse motivo, tinham decidido empregar alguns ardis durante os concursos. No de comida, Loki enfrentara o gigante que representa o fogo e que come tudo que encontra no caminho. A corrida de Thialfi fora contra um gigante que representa o pensamento, que é sempre mais rápido que a ação. E, nos desafios enfrentados por Thor, ele conseguira realizar grandes proezas, apesar das táticas empregadas pelos oponentes. No desafio do Hidromel, o fundo do chifre fora, na verdade, enchido com toda a água do mar, e ainda assim Thor conseguira baixá-la visivelmente. O gato pesado era, de fato, a serpente do Midgard, que se enrola ao redor do mundo, e ainda assim Thor fora capaz de levantar uma de suas patas. E, finalmente, a velha beligerante fora a própria Velhice, que ninguém pode derrotar. A moral da História parece ser a de que a força mental sempre triunfará sobre a destreza física.


Loki:

Loki deus do fogo, das travessuras, das trapaças, do sexo e dos ladrões, Loki é filho dos gigantes Farbauti e Laufey casado com a deusa Sigyn, Loki é ligado ao fogo e as magias e pode se transformar em outras coisas sendo cavalo, falcão e mosca as suas formas preferidas.
Loki é filho adotivo de Odin e irmão de sangue de Thor (ao fazer um pacto de sangue), Loki sempre criava confusão, e isso sempre resultava em grandes danos e ferimentos, Loki tem uma cara amigavel e aparenta ser uma boa pessoa, mas é muito maligno, porém heróico, sendo que ele sempre da um jeito da arrumar suas confusões.
Loki com o passar dos tempos foi perdendo a confiança do deuses, como quando ele foi responsável pela morte de Balder, ou quando ele insultou os deuses num grande banquete e para fugir se transformou num salmão, mas é claro que
 Odin percebeu, com seu olho que tudo vê.
Loki teve 5 filhos, com a giganta Angrboda teve Fenrir, Jormungard e Hel, por um probleminha em Asgard, Loki "engravidou" de Sleipnir, e de seu segundo casamento teve Vali e Narvi.
De acordo com a profecia durante o Ragnarok Loki vai comandar as forças do mal para destruir os deuses e será morto por Heimdall.


Fonte: Livro A História da Mitologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário