Translate

quinta-feira, 5 de abril de 2018

A Lenda do bicho Papão

O Bicho Papão é um personagem de características misticas nas histórias infantis, o mais temido entre os demais monstros da infância, ele se esconde em nossos armários, de baixo de nossas camas é até mesmo nos nossos sonhos, ele encarna os nossos piores medos, é só porque não o vemos não quer dizer que ele não esteja lá.

  O Bicho Papão é uma lenda criada pelos pais de meninos desobedientes, não há registro de características dele, apenas onde podia ser encontrado, caso alguma criança fizesse alguma coisa de errado, como exemplo de lugares: Debaixo da cama, em cima do telhado, nas ruas escuras, em quartos escuros, no meio do mato, em geral em lugares que as crianças não podiam ir sozinhas, estratégia dos pais.

Como muitas das lendas, têm o objetivo de assustar a garotada mais barulhenta, ou danadas no dito popular nordestino. Alguns pais, antigamente quase todos, quando queriam colocar seus filhos em silêncio, costumam evocar o Bicho Papão, deixando a criança assustada. Hoje pouco se ouve falar, pois não engana mais as crianças, sempre mais espertas sabem que ele não existe, é lenda.

Na antiguidade os Muçulmanos associavam o Bicho Papão à figura do Rei Ricardo (Melec-Ric), que também era chamado de Coração de Leão. Ao que tudo indica a associação com o Bicho Papão, pelos Muçulmanos, se dava pelo fato do Rei Ricardo possuir uma capacidade de provocar medo e admiração ao mesmo tempo.  

As crianças brasileiras, cada uma, tem sua maneira de associar o mito, eu mesmo quando criança o associava ao Papa Figo, acho que pelo fato do nome papa, está ligado a papão, coisas de menino assustado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário