A civilização dos gregos antigos se estendeu por um longo período e nos legou contribuições, entre outras áreas, na filosofia, literatura, dramaturgia, teatro, leis, democracia e arquitetura, além do teorema de Pitágoras.
Escavações na cidade de Cnossos, em Creta, revelaram um amplo palácio datando, aproximadamente, do ano 2.200 a.C., que já se sugeriu ser o lar do Rei Minos, o líder dos minoicos. Seguiu-se a era dos micenos, que durou, aproximadamente, de 1.600 a 1.200 a.C., e é em acontecimentos desse período que se baseia a maioria dos poemas épicos de Homero e das tragédias gregas. Graças aos Esforços de Alexandre, o Grande, no século IV a.C., o império grego chegou ao apogeu, estendendo-se das regiões hoje ocupadas pela Turquia, Egito, Israel, Irã, até as fronteiras da Índia.
A civilização grega se tornou de fato independente no século VII a.C., quando foi introduzido o alfabeto grego como o conhecemos. Os gregos logo fizeram bom uso de suas habilidades gráficas, registrados alguns dos mitos mais famosos que conhecemos hoje. Homero, o mais célebre dos poetas gregos, viveu no leste da Grécia em algum ponto entre os anos de 800 e 700 a.C., e seus dois poemas épicos, Ilíada e Odisseia, são amplamente reconhecidos como as primeiras obras registradas em papel no mundo ocidental. Muitas narrativas de Homero ainda influenciam livros, histórias e filmes nos dias de hoje.
Os gregos mantiveram sua hegemonia até começarem a perde terreno (não sem resistência) para os romanos durante os séculos II e I a.C. Não obstante, os romanos extraíram tamanha inspiração da civilização grega ( e se encarregaram de difundi-la pelo seu próprio império), que o legado dos gregos se estendeu para muito além de suas fronteiras. Na verdade, pode-se afirma que a mitologia grega foi a que maior influência exerceu sobre o moderno mundo ocidental, todos nós já ouvimos falar dos Ciclopes, de Zeus e de Poseidon.
Deuses e Deusas:
Os gregos eram tipos violentos e descontrolados. Por serem numerosos demais para se mencionar nesse poste só irei aborda apenas os olímpicos, um grupo de doze deuses que assumiram o poder após a derrota dos Titãs. Onze desses deuses residiam no Monte Olimpo: ao décimo segundo deus, Hades, coube o submundo. todos os doze costumavam brigar, fazer as pazes e se desentender novamente, e extravasavam suas emoções intrometendo-se na vida dos mortais para se vingarem uns dos outros.
Ao descrever as desavenças e emoções celestiais, os autores gregos ampliaram o contexto das causas das guerras, do amor e dos desastres maturais.
1. Zeus
O Deus principal do Monte Olimpo, Zeus era o senhor das chuvas e tinha o temível poder do raio. Ele conseguiu a supremacia após aprisionar seu pai Cronos (um titã) nas profundezas do Tártaro - o abismo das trevas.
Zeus possuía um comportamento promiscuo e deu origem a uma linhagem de outros deuses e de semi-deuses (como Hercules, Perseu e Helena de Troia), entre outros.
2. Poseidon:
Irmão mais velho de Zeus, Poseidon é deus do oceano, representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente. Assim como seu irmão, Poseidon teve várias amantes e com elas vários filhos como, por exemplo, o gigante Órion e o ciclope Polifemo.
Geralmente, Poseidon usava a água e os terremotos para exercer vingança, mas também podia apresentar um caráter cooperativo.
3. Hera:
Deusa do matrimônio, do parto e da família, Hera era mulher de Zeus e rainha do Olimpo. Devido as infidelidades constantes do marido, Hera adotou um comportamento ciumento e vingativo, atentando contra as amantes do marido.
4. Afrodite:
Deusa do amor, da beleza e do sexo, Afrodite era ícone de beleza disputada entre os deuses. Zeus a casou com Hefesto, o mais feio dos deuses.
Conhecida por sua beleza e seu temperamento vingativo, Afrodite era extremamente infiel e em uma de suas traições surgiu Eros o deus do amor.
5.Ares:
O deus da guerra Ares representado como um homem forte e de caráter violento, era filho de Hera e Zeus. Ele tinha o prazer em apreciar a dor alheia e por vezes disfarçava-se de soldados para deitar com suas mulheres, apesar de ser amante de Afrodite com quem teve vários filhos, incluindo Eros.
Ares era o deus mais odiado entre os demais deuses e era tido como traiçoeiro.
6.Dionísio:
O deus grego do vinho, das festas, do prazer e do delírio místico.
De todas as divindades, era a que mais aproximava dos homens. Era casado com Ariadne e todos os anos os gregos celebravam ao deus em festas regadas de vinhos e perversão.
7.Atena:
Como deusa da sabedoria Atena era imbatível nas estratégias de guerra, era filha de Zeus e jamais se casou ou manteve amantes, mantendo virgindade perpétua, apesar de sua beleza anormal.
Venerada pelos gregos, ela recebeu como homenagem seu nome na cidade de Atenas.
8.Apolo:
Considerado o deus do sol e da luz, era tão vaidoso que encarnou a forma solar para que nenhum humano admirasse sua face.
Apolo era considerado patrono das artes, devido a sua habilidade com a lira com a qual tocava belas melodias para os demais deuses.
Possuía um arco e flecha que lhe era característico.
9.Ártemis:
Deusa da caça e dos animais, Ártemis era irmã gêmea de Apolo e tal como ele possuía um arco e flechas e habilidades esplendidas com esses objetos.
A deusa jurou virgindade eterna e renunciou aos homens e gerou um grupo de garotas que as seguiam em suas aventuras. Renunciando, também, aos homens e ao amor.
10.Hermes:
Hermes era o mensageiro dos deuses e era deus da velocidade e do comércio. Representado como um homem de sandálias e capacete com asas e também portando em uma das mãos o caduceu, uma vara com duas serpentes entrelaçadas, Apolo é o condutor das almas para o submundo de Hades.
11.Deméter:
Deusa da agricultura, ela era muito venerada pelos gregos. Era uma deusa promiscua e teve vários filhos como Pesérfone (que foi sequestrada por Hades) filha de Zeus e Arion filho de Poseidon.
12.Hefesto:
Filho de Zeus e Hera, Hefesto era o deus do fogo, considerado o deus caído, pois quando nasceu era tão feio que sua mãe Hera, o jogou do Olimpo.
Foi ele que forjou o raio de Zeus, o Tridente de Poseidon, as flechas de Apolo e também a armadura de Aquiles na Guerra de Tróia.
Era casado com Afrodite.
13.Hades:
Considerado o deus da morte, Hades preferia viver no submundo (Érebo) com sua mulher Perséfone. Era um deus sombrio e bastante temido entre os gregos.
Hades também era irmão de Zeus e seu nome significa "o invisível", pois seu Elmo do Terror (uma de suas armas mágicas) o deixa invisível, permitindo-no vagar pelo Érebo sem ser percebido, e descobrir as almas que tentam escapar de seu reino, mandando-nas para os campos de punição.
Os mitos nos ajudam a entender as relações humanas e guarda em si a chave para o entendimento do mundo e da nossa mente analítica. A mitologia grega, repleta de lendas históricas e contos sobre deuses, deusas, batalhas heróicas e jornadas no mundo subterrãneo, revela-nos a mente humana e seus meandros multifacetados.
Os 3 Deuses Supremos Regedores dos 3 mundos:
Fonte: Livro A História da Mitologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário